Pesquisador da Embrapa Soja alerta para o que o produtor deve observar antes de antecipar o plantio da soja
O plantio de soja é feito entre outubro e novembro no Brasil, mas existem produtores que buscam antecipar o plantio da oleaginosa para que ele consiga aproveitar outras culturas de inverno, como a segunda safra de milho e o trigo.
Entretanto, o produtor deve considerar alguns pontos antes de antecipar o plantio da soja, entre eles está o vazio sanitário. O pesquisador da Embrapa Soja Salvador Foloni também cita as variações climáticas como outro fator a ser observado pelos sojicultores.
• Vazio sanitário: saiba quais Estados adotam medida e os períodos estabelecidos em cada região
– Quando eu faço a semeadura antecipada, as condições de chuva não são boas, as temperaturas não estão elevadas, isso precisa ser considerado. As cultivares precisam ser vigorosas para se adaptarem a este contexto – explica Foloni.
O vazio sanitário é aplicado nas principais regiões produtoras de soja e costuma terminar no final de setembro. Muitos produtores costumam cultivar na primeira quinzena de outubro.
Dica do pesquisador
– É preciso ter cuidado com a cultivar, com o manejo dela e, principalmente, obedecer ao vazio sanitário. O produtor deve procurar uma assistência técnica para que a prática funcione dentro das necessidades dele – completa o pesquisador da Embrapa Soja.
Clique aqui e assista ao Momento Soja.