Momento Soja: Vazio sanitário é obrigatório e previne a ferrugem asiática

Período de 60 a 90 dias sem plantas vivas de soja já é adotado por 11 Estados mais o Distrito Federal

O vazio sanitário é uma estratégia de manejo obrigatória em 11 Estados mais o Distrito Federal. É determinado por um período em que qualquer planta de soja deve ser eliminada do campo. A técnica é necessária para prevenir a ferrugem asiática na lavoura.

– O vazio sanitário é um período de 60 a 90 dias que não se pode ter soja viva no campo. As sementes que caem durante a colheita podem germinar e virar plantas vivas nas áreas. Essas plantas precisam ser eliminadas – explica a pesquisadora da Embrapa Soja Claudine Seixas.

• Vazio sanitário: saiba quais Estados adotam medida e os períodos estabelecidos em cada região

É importante o sojicultor procurar um técnico especializado para recomendar a melhor forma de praticar o vazio sanitário: deixar a área limpa ou colocar uma planta de cobertura. Outras culturas podem ser cultivadas no local.

– Nós não podemos garantir que a ferrugem não vai existir, mas precisamos garantir esse manejo adequado – garante Claudine.

A ferrugem asiática é um fungo que incide nas folhas das cultivares, podendo causar a queda delas. Dependendo da época que ela ocorrer, pode prejudicar mais ou menos uma produção de soja.

Dica da pesquisadora

– Visite suas áreas, elimine todas as plantas vivas de soja do seu campo. Isso fará que você tenha uma safra mais tranquila em relação à ferrugem asiática – completa a pesquisadora da Embrapa Soja.

Clique aqui e confira o Momento Soja sobre vazio sanitário.