Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Monitoramento verifica baixa presença de agrotóxicos em vegetais

Apenas arroz, batata, café, feijão e tomate apresentaram índice 100% dentro dos padrõesO resultado do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal foi divulgado nesta quarta, dia 16, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Todas as amostras de arroz, batata, café, feijão e tomate apresentaram resultados dentro dos padrões.

O trabalho de monitoramento também mostrou alto índice de conformidade em maçãs (99,13%), mamão (97,57%) e milho (96,15%). Banana, limão/lima, manga, melão e uva, ficaram acima de 90% de conformidade. Foram monitoradas as quantidades de resíduos de agrotóxicos e de contaminantes em 23 produtos de origem vegetal na safra 2010/2011.

Pimentão, morango, abacaxi, alface, amendoim, castanha-do-Brasil, laranja, pimenta-do-reino, soja e trigo são os demais produtos que fazem parte do estudo. No caso dos grãos, a análise também monitora a substância aflatoxina, causada por fungos e favorecida pelo excesso de umidade. Arroz, feijão e milho não tiveram amostras fora do padrão.

O Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal existe desde 2009. O resultado é usado como base para a tomada de ações pelo governo federal e pelos governos estaduais para corrigir as não-conformidades por meio de ações fiscais e de educação para o uso correto dos agrotóxicos. A Instrução Normativa que contém o planejamento das coletas de produtos para a safra 2011/2012 foi publicada em agosto e prevê que sejam recolhidas 2,160 mil amostras, envolvendo 21 Estados brasileiros.

Sair da versão mobile