– Encomendas antecipadas indicam que o momento é forte – disse o CEO da companhia, Hugh Grant, após conferência sobre os resultados da empresa no primeiro trimestre.
Ele comparou a situação atual à do ano passado, quando um grande volume de
encomendas antecipadas se mostrou um forte indicador de crescente demanda em toda a temporada.
Grant acrescentou que a oferta apertada de semente de milho não é um problema para a companhia, mas pode ser uma questão maior para empresas menores. O clima quente e seco em 2011 afetou a produção de sementes de milho e despertou preocupações entre alguns produtores e comerciantes sobre uma eventual falta do produto no mercado.
– Nos sentimos bem com nossa própria posição e estamos prontos, dispostos e hábeis a abastecer os consumidores – declarou o CEO da companhia.
O diretor de tecnologia Rob Fraley, afirmou que as variedades biotecnológicas que impulsionam a produtividade são a “próxima fronteira” para a indústria de sementes e que a Monsanto está bem posicionada nesta área, por conta de uma parceria com a Basf.
A Monsanto vai expandir os testes com milho tolerante a seca em 2012 e se submeteu à aprovação de importantes países importadores, um passo essencial para que o produto ganhe mercado. Segundo Fraley, alguns importadores devem aprovar o milho resistente a seca em 2013 e 2014.