Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Monsanto amplia em 400% área com sorgo sacarino em 2011/2012

Plantio terminou nesta quarta, com 20 mil hectares cultivados por 20 usinas do paísA Monsanto vai ampliar em 400% a área cultivada com sorgo sacarino para a produção de etanol em parceria com usinas e destilarias na entressafra de cana-de-açúcar 2011/2012. Segundo o líder da divisão de cana-de-açúcar da companhia, José Carlos Carramate, foram cultivados 20 mil hectares de sorgo por 20 usinas do país.

– O plantio terminou nesta quarta, dia 21, e consideramos um grande avanço se comparados com os cerca de quatro mil hectares cultivados com sete usinas no período passado – diz.

Cultivado nas áreas de reforma de canaviais e com um ciclo de 120 dias, o sorgo sacarino poderá ser colhido entre março e abril de 2012, ou seja, até 45 dias antes do processamento da safra seguinte canavieira. Segundo Carramate, a previsão é de que a colheita e o processamento gerem de 3,5 mil litros a 4,5 mil litros de etanol por hectare.

Com isso, a produção total do combustível a partir do sorgo da Monsanto pode chegar a 900 milhões de litros. Se a previsão da companhia for confirmada, o volume de etanol a partir do sorgo sacarino será suficiente para até um mês de consumo do combustível no Centro-Sul do país.

– Conseguimos quebrar um paradigma no setor – afirma.

Segundo Carramate, para esse ano, a empresa disponibilizou cinco variedades de híbridos de sorgo, ante apenas duas na safra passada. Além do etanol, a biomassa do sorgo pode ser utilizada para cogeração e a produção de energia elétrica.

A planta é colhida com as mesmas máquinas utilizadas para retirar cana-de-açúcar e o processamento do sorgo sacarino nas usinas depende apenas de alguns ajustes para a produção de etanol.

Sair da versão mobile