Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Monsanto está proibida de cobrar royalties por uso da tecnologia RR na soja, assegura juiz

Giovanni Conti, da 15ª Vara Cível do Rio Grande do Sul, afirma que liminar está em vigorO juiz da 15ª Vara Civil do Rio Grande do Sul, Giovanni Conti assegurou que está suspensa a cobrança de royalties da Monsanto pelo uso da tecnologia Roundup Ready (RR) na soja. Em entrevista ao programa Mercado & Cia, do Canal Rural, o magistrado afirmou que a liminar prevê multa de R$ 1,5 milhão por dia no caso de descumprimento por parte da empresa.

– Não pode. Existe uma liminar determinando a suspensão da cobrança. Há uma multa de R$ 1,5 milhão por dia na hipótese de cobrança. Parece que a Monsanto entrou com embargo declaratório, mas não suspende a minha decisão – declara o juiz, categórico.

Conti explicou que, apesar da ação coletiva ter sido postulada por sindicatos rurais do sul do país, a decisão vale para todo o território nacional. Na semana passada, a notícia de que a Monsanto teria entrado com embargo declaratório assustou alguns produtores. O juiz explica que um embargo não tem poder de suspender uma decisão judicial. É apenas um procedimento realizado para esclarecer dúvidas sobre sentenças. No entanto, o pedido ainda não teria sido avaliado por Conti.

De acordo com ele, duas leis poderiam regular a cobrança dos royalties no Brasil: a de cultivares (9.456, de 1997) e a de patentes (9.279, de 96). Para dar cumprimento a acordos internacionais, o país estabeleceu que não seria possível a cobrança dupla, pautada pelas duas leis, em casos em que há investimentos para aprimorar a qualidade de produtos. Como resultado deste entendimento, a Monsanto não poderia cobrar sobre o processo produtivo.

– O que foi decidido é que a Monsanto teria o direito de cobrar a tecnologia RR apenas sobre o licenciamento para desenvolver os cultivares de soja ou, em último caso, sobre a semente. Em hipótese alguma, pode haver cobrança sobre a produção – afirma.

Segundo o juiz Giovanni Conti, agora ele deve avaliar o pedido de embargo. Depois disso, o processo será enviado ao Tribunal de Justiça.

Confira a entrevista do juiz ao programa Mercado & Cia:

Sair da versão mobile