As apresentações foram na sexta e no sábado em São Paulo, na comemoração do centenário da Sociedade Hípica Paulista. Pessoas do país inteiro compareceram aos eventos, cujos ingressos variavam de R$ 350 a R$ 800.
Um toque, um gesto, um olhar. A técnica usada por Monty, também conhecido como Encantador de Cavalos, para domar cavalos virou tema de filme, ganhou o mundo e se transformou num espetáculo. O método tem por princípio a aproximação com o animal, sem violência. Join Up é o nome, que no Brasil ficou conhecido como doma racional ou gentil.
A gentileza começa com uma espécie de carinho para conquistar a confiança do animal. Depois, a demonstração de liberdade e uma sucessão de gestos, de posturas e até de olhares selam a confiança entre o homem e o cavalo. Como se trata de uma apresentação, Monty descreve cada passo do método à platéia. São pelo menos quatro, desde o primeiro toque no animal até a colocação da sela e a montaria.
? Ele mostrou os defeitos do cavalo e como você tem que corrigir estes defeitos e, fundamentalmente, sem violência, com total compreensão, paciência e jeito. Foi muito bonito ? disse o presidente da Sociedade Hípica Paulista, Francisco Leite.
A criadora de cavalos Bia Nicoreto estava presente em uma das apresentação e também concorda:
? É um marco. Porque é exatamente o divisor de águas de quando a gente não domava com tanto respeito. Tenho uma admiração tremenda. Aprendi muito com ele e toda a vez que o vejo, eu aprendo um pouquinho mais.
Monty Roberts já domou 13 mil cavalos no método da doma racional. Mais de dois milhões de pessoas já viram suas apresentações no mundo inteiro. A primeira delas, talvez tenha sido o pai dele. Aos sete anos de idade Monty mostrou ao pai que poderia dominar um cavalo sem usar a força ou violência. Foi aí que ele percebeu que tinha um dom. Hoje, aos 75 anos, ele encanta as pessoas fazendo isso.