O produtor rural e pecuarista Lucas Salomons, 88 anos, morreu nesta terça-feira (12), em Arapoti, nos Campos Gerais do Paraná. Holandês, Salomons foi sócio-fundador da Capal Cooperativa Agroindustrial.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Além de sócio-fundador da cooperativa, Salomons foi presidente do Conselho de Administração da Capal de 1974 a 1983. Em 2020, ele escreveu um livro sobre a história da cooperativa.
Ele nasceu em 18 de abril de 1935, na Holanda, e foi um dos primeiros imigrantes a chegar em Arapoti (PR), na década de 1960, assim como a sua esposa Anje Henderika Barkema Salomons.
Os filhos, Albert Salomons, Willem Femmo Salomons, Hendrik Salomons e Janette Salomons, seguiram os passos do pai na área de leite, agricultura e suinocultura e atuam na cooperativa.
O presidente-executivo da Capal, Adilson Roberto Fuga, destacou o papel de Lucas Salomons.
“É uma tristeza muito grande para a Capal. O senhor Lucas foi, além de um dos fundadores, o nosso presidente por um período e é de uma família muito importante que se dedica muito ao cooperativismo e também à Capal. Nós sentimos muito a perda de uma pessoa tão importante na história da cooperativa”, lamentou.
A Associação Paranaense de Criadores de Bovinos (APCBRH) também lamentou.
“A APCBRH, em nome de seus associados, da diretoria, dos colaboradores e parceiros, expressa pesar e registra condolências aos familiares, amigos e à toda família leiteira, que perde um dos seus membros ilustres”, disse a entidade, por nota.
Fundada em 1960, a Capal conta atualmente com mais de 3,7 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo.
A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 959 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café.
A área assistida ultrapassa os 179 mil hectares.
O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 270 produtores.
Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano.