O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) lançou um selo especial para destacar os vinhos, espumantes e sucos produzidos pelas empresas locais nos pontos de venda gaúchos e de outros estados.
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Para potencializar o alcance de postagens nas redes sociais, a iniciativas também conta com as hashtags #CompreVinhoGaucho e #AjudeRS.
Distribuição do selo do vinho
O selo será distribuído entre as vinícolas associadas às entidades que compõem o Consevitis-RS (Uvibra, Agavi, Fecovinho e ACIU) com o objetivo de chamar a atenção do consumidor para a origem do produto, incentivando a compra e contribuindo para a movimentação do setor. Inicialmente, serão impressas 500 mil unidades. O selo também está disponível para download em versão para impressão e digital.
“Ainda estamos vivendo as consequências da catástrofe, e muitos produtores foram fortemente impactados. Além de continuar com o acolhimento a todos os que foram atingidos, para que haja reconstrução precisamos movimentar a economia. E valorizar os produtos gaúchos também é uma das formas de prestar esse apoio”, salienta o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto.
Cadeia vitivinícola gaúcha em números
Estudo realizado recentemente pelo Instituto mostrou que o complexo econômico da uva e derivados (produção de uvas e vinhos) representa aproximadamente 2% do PIB gaúcho. No cálculo, não estão incluídas atividades relacionadas ao enoturismo e à enogastronomia.
O setor compreende cerca de 12,5 mil propriedades com produção de uvas, em uma área plantada total de 44.473 hectares, espalhadas por diversas regiões. A atividade envolve cerca de 60 mil agricultores familiares, que se viabilizam através da produção de uvas. Atualmente, estão registradas aproximadamente 550 vinícolas e cooperativas.