Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Movimento quer tornar viola brasileira patrimônio imaterial do país

Pedido de registro foi feito junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no início do ano

Idealizado pelo músico, produtor e gestor cultural mineiro João Araújo, um movimento quer que a manifestação musical “viola brasileira” seja reconhecida como forma de expressão válida ao registro de patrimônio imaterial do Brasil pelo Iphan.

Com a supervisão do Iphan de Minas Gerais, o grupo elaborou um requerimento que já foi assinado pelo Secretário de Cultura da cidade de Belo Horizonte, Leônidas José de Oliveira, e protocolado no Iphan nacional no dia 4 de janeiro.

O objetivo, agora, é conseguir apoio popular para obter a aprovação. Músicos e apreciadores da viola já demonstraram seu apoio e deram depoimentos por meio do video abaixo. Entre eles estão Alex Dias (filha de Tião Carreiro), Chico Lobo, Ivan Vilela, Júlio Caldas, Luciano Queiroz, Mykel Monteiro, a Orquestra de Violas Terra da Uva, Roberto Corrêa, Rolando Boldrin e Sandra Peripato.

Quem também quiser apoiar o reconhecimento da viola e seus diversos estilos, como caipira, de cocho, de fandango, nordestina, entre outras, pode seguir a página do movimento no Facebook

Sair da versão mobile