A MP do Agro, projeto que foi aprovado na tarde desta quarta-feira, 5, promete trazer mais facilidades para o crédito rural. De acordo com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a medida será um ‘divisor de águas’.
De acordo com o comentarista do Canal Rural Benedito Rosa, a MP do Agro modificou 19 leis e dois decretos de leis. Para ele, o projeto poderá trazer mais recursos ao produtor, através do crédito rural.
“Com o Certificado de Imóvel Rural, por exemplo, poderá ser negociado no mercado imobiliária uma nova fonte de captação de recurso. Ela permite que o subsídio que a sociedade brasileira coloque recursos no sistema financeiro para o agricultor. Esse dinheiro é aplicado todo o ano via crédito rural com subsídios”, comenta.
Ele explica que antes apenas os bancos estatais e o Sicredi poderia fazer essa operação. “Os gerentes dos bancos ficavam a vontade para negociar com o produtor. Agora os bancos privados também poderão fazer. Isso aumenta a oferta e diminui a dependência do produtor”, diz.