Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

MPF do Pará entra na Justiça contra União para repasse de recursos para fiscalização agropecuária

Procuradores argumentam que falta de verbas acarretou suspensão de atividadesO Ministério Público Federal no Pará (MPF-PA) entrou nessa quinta, dia 21, com ação na Justiça pedindo decisão urgente para obrigar a União a repassar recursos para a Superintendência Federal da Agricultura no Pará (SFA-PA). Os procuradores argumentam que a falta de repasses está acarretando a suspensão de todas as atividades de fiscalização federal agropecuária no Estado. De acordo com os procuradores, isso coloca em risco a saúde da população e a economia do país.

Na ação assinada pelo procurador regional dos direitos do cidadão, Alan Rogério Mansur Silva, o MPF pede à Justiça Federal em Belém que seja determinada a realização de transferência de recursos suficientes para a manutenção de veículos, equipamentos de informática, telefonia e internet, e de prédios, e para a compra de combustível e material de expediente. O MPF também pede urgência na aprovação dos requerimentos de deslocamento de fiscais.

Segundo o MPF, das 53 fiscalizações de insumos agropecuários previstas para estabelecimentos comerciais (revendas), apenas 23 foram realizadas, por causa da falta de recursos. Das 18 fiscalizações de insumos agropecuários previstas para estabelecimentos produtores (indústrias), foram realizadas apenas 13.

Os procuradores afirmaram que a superintendência passou a sofrer contingenciamento de recursos a partir de julho, o que implicou o corte total de recebimento de recursos federais. Segundo a ação do MPF, diversas operações de fiscalização já foram canceladas por falta de infraestrutura, como a inexistência de veículos em condições de uso.

Sair da versão mobile