Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

MPF pede paralização de térmicas de Candiota, no RS

Uma das ameaçadas é a Fase C, que a presidente Dilma iria inaugurar em janeiroSob o argumento de que o complexo termelétrico de Candiota, no sul do Rio Grande do Sul, está provocando prejuízos ambientais, o Ministério Público Federal (MPF) quer parar as três usinas. Entre as unidades ameaçadas, está a Fase C, que a presidente Dilma Rousseff havia se comprometido a inaugurar no dia 28, mas desmarcou na última hora.

No início da semana, a procuradora da República em Bagé, Paula Schirmer, emitiu duas recomendações para que o Ibama suspenda as operações das fases A e B da termelétrica Presidente Médici e anule a licença de operação da Fase C concedida no final do ano passado. A decisão é baseada em medições do final de 2010. Políticos com trânsito no Planalto observaram ontem que a contestação à operação das usinas pode ter contribuído para que Dilma adiasse a inauguração da Fase C, apontada como maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Região Sul.

Segundo o MPF, desde 2005 a Fase A e B têm emissões acima do permitido. Dados que a procuradora sustenta serem do próprio Ibama indicariamque a Fase A extrapola o limite para dióxido de enxofre em oito vezes, enquanto a B joga no ar material particulado 26 vezes acima do tolerado. A recomendação ao Ibama sustenta que a situação gera riscos ambientais e à saude. Conforme a Procuradoria da República no Estado, Paula Schirmer entrou em férias na terça e não foi localizada. O Ibama informou ainda não ter sido notificado pelo MPF.

Responsável pelas usinas, a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) admite problemas com as fases A e B e avalia que a saída para não ter de paralisar o complexo será negociar prazos com o Ibama. Em relação à Fase C, que opera há um mês, o presidente da empresa, Sereno Chaise, nega problemas.

? É um absurdo, a Fase C está equipada. Foram feitos os testes e o Ibama tem os resultados ? disse Sereno, que não vê relação entre a ação do MPF e a desistência de Dilma.

As três fases geram hoje 344 megawatts (MW), o suficiente para abastecer uma cidade de 1 milhão de habitantes. Para o presidente da CEEE, Sérgio Souza Dias, uma eventual paralisação do complexo traria problemas de confiabilidade do sistema elétrico para a metade sul do Rio Grande do Sul, apesar de o abastecimento ser garantido pelo sistema interligado nacional.

Sair da versão mobile