Uma nova operação do Ministério da Agricultura apreendeu mais de 56 toneladas de defensivos agrícolas irregulares em Ponta Porã (MS). A força-tarefa que envolveu Receita Federal teve início no último domingo, 8, e teve como objetivo interceptar os defensivos importados ilegalmente e que seriam distribuídos na região Centro-Oeste.
- Mapa faz apreensão de defensivos e fertilizantes piratas em Mato Grosso
- Serviço de inteligência mapeia propriedades e apreende defensivos ilegais em MS
Os auditores fiscais federais agropecuários realizaram a apreensão e a identificação dos produtos, que em sua maioria se tratava de benzoato de emamectina, inseticida muito utilizado no país para o combate de lagartas, como a Helicoverpa armígera.
Ao todo, mais de 40 pessoas envolvidas com o contrabando foram autuadas. Os defensivos agrícolas apreendidos foram encaminhados para uma empresa que realizará a destruição.
Participaram da força-tarefa auditores fiscais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do apoio técnico, de forma remota, de auditores do Mapa que auxiliaram no trabalho de inteligência.
A equipe da Aduana da Receita Federal ajudou no repasse de informações e equipamentos para a realização da ação de combate ao contrabando de produtos ilegais.