MST ocupa fazenda de empresa do grupo Opportunity

Lideranças disseram que invasão não tem prazo para terminarCerca de mil integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam nesta sexta-feira, dia 25, a fazenda Maria Bonita, no município paraense de Xinguara. A área fica próxima a Eldorado dos Carajás e é da Agropecuária Santa Bárbara, empresa do Grupo Opportunity, controlado pelo banqueiro Daniel Dantas.

De acordo com o MST, a fazenda teria sido comprada de maneira ilegal em 2005, porque seria uma área pertencente ao Estado. Ulisses Manaças, integrante da direção do movimento no Pará, disse que a ocupação não tem prazo para terminar e que nesta sexta pela manhã apareceram grupos armados, que se diziam seguranças da fazenda, dando tiros para o alto.

Conforme as lideranças do grupo, a ação é parte da Jornada de Lutas por Reforma Agrária, que o movimento realiza pelo Dia do Trabalhador Rural, comemorado neste dia 25 de julho. A jornada tem como objetivo denunciar a demora na criação de assentamentos, além de promessas não cumpridas pelo governo.

Os trabalhadores também se manifestam contra a criminalização dos movimentos sociais, o que, segundo eles, vem ocorrendo especialmente no Rio Grande do Sul e no Pará.