Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agronegócio

'Mudança de governo nos EUA pode abrir novas oportunidades no mercado de trigo'

Além disso, para a Abitrigo, o setor mostrou resiliência ao enfrentar a pandemia da Covid-19 e vencer os desafios de mercado

trigo lavoura cereais de inverno
Foto: Daniel Popov

Após ano atípico, devido à pandemia de coronavírus, a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) enxerga o futuro com otimismo. O presidente executivo da entidade, Rubens Barbosa, reconhece os desafios enfrentados e os que ainda virão.

“A pandemia afetou a vida das empresas e dos consumidores. Felizmente, tudo correu bem. Temos a perspectiva de saída, com as vacinas, e os resultados no ano que vem devem ser melhores com a dinamização dos mercados”, disse.

O diretor do conselho deliberativo da Abitrigo, João Carlos Veríssimo, celebrou a resiliência e a adaptação do setor, graças a uma “grande rede de cooperação”. Ele lembrou que a desvalorização do real pressionou “de forma importante” os custos e o capital de giro das empresas.

“Observamos um aumento global dos custos de matérias-primas, o crescimento, depois de anos,da inflação sobre os alimentos e a mudança nos hábitos de consumo, nos canais de distribuição e nas relações de trabalho”, Veríssimo acredita que a inovação terá um papel fundamental no próximo ano.

Os dois dirigentes da entidade concordaram que o Brasil enfrentará desafios no comércio internacional com os Estados Unidos a partir da eleição de Joe Biden. Para Veríssimo, “apesar de todas as dificuldades, é nas grandes crises que surgem as grandes possibilidades”. Barbosa vê o cenário como uma abertura de possibilidades de renovação e de busca de novas tecnologias para o setor.

O 27o Congresso Internacional da Indústria do Trigo acontece nesta quarta-feira e debate as mudanças recentes e os desafios futuros do setor.

Sair da versão mobile