O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a mudança no anúncio do Plano Safra 2024/25, inicialmente prevista para esta semana e que ficou para julho, está relacionada a uma alteração em uma linha específica, solicitada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não teria impacto fiscal.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
“Apresentamos o Plano Safra para o presidente, que pediu ajustes para melhorá-lo. Não se trata de mais equalização, se trata de uma linha específica que ele pediu para turbinar e não tem impacto fiscal”, disse o ministro.
Haddad frisou que cabe ao presidente anunciar o Plano Safra e qual foi a mudança solicitada por ele.
Agro critica demora no anúncio do Plano Safra
Lideranças do agronegócio no Congresso Nacional criticam a demora no anúncio e alertam para risco de impactos negativos ao setor. “A natureza não contempla adiamentos. O período de preparar a terra e fazer o plantio não dá para adiar. O produtor precisa estar com condições de fazer os investimentos, atualizar-se tecnologicamente, adquirir equipamentos, fazer a manutenção e investir na aquisição de insumos, adubos e sementes”, afirmou o deputado Domingos Sávio (PL-MG).
“Infelizmente, o governo mais uma vez falha com o produtor rural brasileiro. Este mesmo produtor que, além de alimentar 100% do Brasil, alimenta boa parte do mundo e ajuda a manter a nossa economia.”
Sávio ressaltou que o Plano Safra não é um favor ao produtor, mas uma garantia de financiamentos adequados para que o setor continue gerando emprego, riqueza e garantindo a segurança alimentar dos brasileiros. “É o mínimo que o governo deve fazer”, concluiu.
O presidente da Aprosoja Brasil, Maurício Buffon, manifestou preocupações sobre o atraso na divulgação do Plano Safra 2024/25 pelo governo federal.
“Realmente vai adiando cada vez mais, e vai ficando mais difícil para o setor. Já estamos um pouco atrasados com nossas compras, e o atraso no Plano Safra certamente impacta todo o complexo da agricultura brasileira”, afirmou Buffon.
Ele ressaltou a importância do programa para a continuidade da produção agrícola, mencionando a alta expectativa do setor pela divulgação. “Estamos aguardando este Plano Safra com muita expectativa, porque o setor depende dele para continuar produzindo. Esperamos que o governo traga novidades e consiga atender o setor na próxima semana.”
Buffon também destacou as críticas recebidas devido ao atraso na divulgação, enfatizando que a demora na liberação dos recursos está aumentando a apreensão no setor agrícola. “As críticas são muito grandes devido a esse atraso, porque os recursos cada vez demoram mais para chegar”, disse.