Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mudas de café clonadas chegam ao mercado brasileiro em 2010

Espécie Coffea arabica é comercialmente propagada apenas por sementesA espécie Coffea arabica é comercialmente propagada apenas por sementes. Mas esta realidade vai mudar, a partir deste ano, quando as primeiras mudas clonadas de café arábica produzidas em larga escala serão distribuídas para venda. O objetivo é a consolidação da tecnologia de clonagem e a avaliação do comportamento dos clones pelos produtores rurais e cooperativas mineiras. O trabalho está sendo realizado por meio de parceria das unidades de Café e de Recursos Genéticos e Biotecnologia da Empres

Há 12 anos, a pesquisa vem selecionando, por meio de propagação vegetativa, plantas matrizes com características de grande interesse agronômico. São cafezais com resistência ao bicho-mineiro e à ferrugem, boa qualidade de bebida e alta produtividade. O pesquisador da Embrapa Café, Carlos Henrique Carvalho, explica que o desenvolvimento de cultivares de Coffea arabica é um processo longo que, normalmente, leva cerca de 30 anos para uma nova cultivar chegar ao campo. Esse tempo pode ser reduzido para aproximadamente 10 anos, com a seleção de plantas originais de grande importância agronômica e produção de mudas clonadas. A técnica é considerada a mais adequada alternativa para a multiplicação de plantas híbridas (cruzada geneticamente) em larga escala.

O programa de melhoramento genético do café desenvolve pesquisas sobre cultivares que reúnam resistência, qualidade superior de bebida e elevada produtividade. Para que esse material chegue ao mercado, pelo método tradicional, o prazo é longo. Neste sentido, a produção de cultivares clonadas a partir de plantas superiores já selecionadas, permitirá a liberação comercial em menor tempo, nesse caso, ainda este ano.

Sair da versão mobile