O secretário estadual da agricultura, Norberto Ortigara foi um dos palestrantes do evento e falou sobre políticas públicas para o setor. Segundo ele, há condições de produzir em menor espaço.
O Concurso Café Qualidade 2011 é mais do que o prêmio, é um estímulo aos produtores para agregar valor com um produto que atenda as necessidades do mercado internacional.
? Valeu o esforço, eles (participantes) estão de parabéns ? aponta o organizador do concurso, Nelson Sobrinho.
Entre as categorias café natural, cereja descascado e microlotes, o destaque foi para as mulheres. A pequena produtora de Mandaguari (PR), Olívia Fustinoni da Silva foi campeã nacional ano passado e venceu a categoria microlote no Concurso Café Qualidade 2011 e afirma que a conquista veio com dedicação.
? Tudo que eu faço procuro que seja bem feito. Sozinha nunca consegui nada. Deus nos ajuda ? disse a produtora.
Outra mulher que se destacou na premiação foi Shige Sera, de Congonhinhas (PR), que conquistou o primeiro lugar na categoria cereja descascado. Além delas, o produtor Ademir Rosseto, também de Mandaguari, conquistou o prêmio na categoria café natural.
O concurso envolveu as regiões de Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Londrina, Maringá, Santo Antonio da Platina e Toledo. Todas elas realizaram concursos locais e enviaram o lote campeão de cada categoria para competir no certame de âmbito estadual.
Os vencedores vão representar o Estado no Concurso Nacional de Qualidade do Café, da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), marcada para dezembro, em São Paulo.