Mulheres se destacam no Concurso Café Qualidade no Paraná

Vencedores foram divulgados nesta sexta, dia 4O Paraná conheceu nesta sexta, dia 4, os vencedores do Concurso Café Qualidade da safra 2011. No encontro promovido pela Emater também foram discutidos aspectos sobre a qualidade da lavoura, incluindo técnicas, manejos e investimentos. O evento contou com mais de 200 produtores reunidos em Apucarana, no norte do Estado. A cerimônia de premiação aconteceu na Associação Cultural e Esportiva de Apucarana, com a participação de cerca de 450 produtores, técnicos e lideranças da cafeicultura paranaens

O secretário estadual da agricultura, Norberto Ortigara foi um dos palestrantes do evento e falou sobre políticas públicas para o setor. Segundo ele, há condições de produzir em menor espaço.

O Concurso Café Qualidade 2011 é mais do que o prêmio, é um estímulo aos produtores para agregar valor com um produto que atenda as necessidades do mercado internacional.

? Valeu o esforço, eles (participantes) estão de parabéns ? aponta o organizador do concurso, Nelson Sobrinho.

Entre as categorias café natural, cereja descascado e microlotes, o destaque foi para as mulheres. A pequena produtora de Mandaguari (PR), Olívia Fustinoni da Silva foi campeã nacional ano passado e venceu a categoria microlote no Concurso Café Qualidade 2011 e afirma que a conquista veio com dedicação.

? Tudo que eu faço procuro que seja bem feito. Sozinha nunca consegui nada. Deus nos ajuda ? disse a produtora.

Outra mulher que se destacou na premiação foi Shige Sera, de Congonhinhas (PR), que conquistou o primeiro lugar na categoria cereja descascado. Além delas, o produtor Ademir Rosseto, também de Mandaguari, conquistou o prêmio na categoria café natural. 

O concurso envolveu as regiões de Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Londrina, Maringá, Santo Antonio da Platina e Toledo. Todas elas realizaram concursos locais e enviaram o lote campeão de cada categoria para competir no certame de âmbito estadual.

Os vencedores vão representar o Estado no Concurso Nacional de Qualidade do Café, da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), marcada para dezembro, em São Paulo.