NESTE SÁBADO

Mulheres do campo e produção de ovelhas são destaques do Cooperativismo em Notícia

Programa mostra o encontro de quase 1.300 convidadas no 19º encontro estadual de mulheres cooperativistas de Santa Catarina

agronegócio, mulheres
Foto: reprodução

O encontro estadual de mulheres cooperativistas de Santa Catarina e a família Packer, no quadro gente que faz o agronegócio, serão os destaques da semana do programa Cooperativismo em Notícia:

Com a presença de quase 1.300 convidadas, o 19º encontro estadual de mulheres cooperativistas de Santa Catarina, mostrou, mais uma vez, a força desse segmento que se tornou fundamental para o desenvolvimento do setor.

Hoje, elas representam perto de 45% de todo o universo de associados, totalizando 1,5 milhão de cooperadas. Esse movimento, que começou entre as décadas de 1960 e 1970, só chegou a esse estágio porque as cooperativas, na base, fazem um trabalho extraordinário.

No calendário deste ano, palestras, shows e muita emoção. A Leila Ferreira, escritora, veio falar sobre a “arte de ser leve”. Já a Kareemi, jornalista, se propôs a uma reflexão mais ampla sobre o poder dos ciclos femininos.

Gente que faz o agronegócio

O quadro gente que fez e gente que faz o agronegócio, cujo seu maior propósito é dar visibilidade ao homem e à mulher do campo, e, claro, aos seus conceitos de produção, se tornou referência na televisão catarinense.

Ao longo de todos esses anos, centenas de bons exemplos foram espalhados. Porque o foco é mostrar quem faz a diferença no dia a dia das propriedades. E a nossa missão da semana será com a família Packer, de Pouso Redondo. Nos 84 hectares de área, eles produzem sementes de arroz, gado de corte e ovelhas.

No caso das ovelhas, isso nos remete a uns 15 anos mais ou menos. Agora, uma cultura profissional, com orientação técnica especializada, veio de uns quatro anos para cá. A raça Sulfok foi a que melhor se adaptou à região. É excelente produtora de carne magra e pode atingir até 80 quilos.

Um animal rústico que suporta bem o clima úmido. Hoje, o rebanho da dona Tânia, possui 59 animais: 42 matrizes, 15 borregos e dois reprodutores.

O programa Cooperativismo em Notícia é produzido pela equipe de comunicação da Fecoagro/SC e veiculado pelo Canal Rural aos sábados as 8h30, com reprises as terças- feiras às 13h30.