Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Município de Paragominas (PA) vira exemplo no combate ao desmatamento na Amazônia

Depois de encabeçar lista de cidades que mais desmatam, Paragominas implementou projetos ambientais e se tornou reconhecida internacionalmenteEm 2008, Paragominas, município localizado no sudeste do Pará, encabeçava a lista dos locais que mais causavam prejuízo ao meio ambiente. Quase cinco anos depois, a cidade se tornou exemplo de combate ao desmatamento e virou orgulho dos moradores da região. Um pacto firmado na sociedade implementou um projeto de desmatamento zero. Hoje, Paragominas é o único município da Amazônia com desmatamento monitorado por satélite e com quase 100% de adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A cidade já foi chamada de “Paragobala”, em referência às frequentes ocorrências policiais que faziam parte da rotina da população. Devido ao alto índice de desmatamento, Paragominas perdia benefícios, investimentos e financiamentos.

Antes da mobilização que modificou para sempre a cultura da população, a Força Nacional realizou ações de repressão, autuou e fechou empresas. Em 2009, o Ministério Público Federal embargou a carne produzida no Pará, fazendo com que produtores, indústrias e frigoríficos sentissem no bolso as consequências da falta de consciência ambiental.

– Nós chamamos no auditório da prefeitura a sociedade organizada. Naquele momento, com 51 entidades e vereadores, fizemos um pacto: desmatamento zero. A partir dali, ninguém mais iria desmatar. Trabalhar de forma correta, ambientalmente correta e socialmente justa, assim começou a mudança de consciência, a quebra do paradigma – afirma o prefeito da cidade, Adnan Demachki.

As medidas, no entanto, enfrentaram a resistência de um grupo que defendia a extração ilegal de madeira em terras indígenas. Revoltados, eles colocaram fogo em caminhões apreendidos, em carros do Ibama e tentaram linchar funcionários do órgão hospedados em um hotel do município. A violência trouxe de volta a Força Nacional.

A sociedade reafirmou o pacto pelo desmatamento zero e a prefeitura fez uma campanha para incluir as propriedades no Cadastramento Ambiental Rural (CAR).

– Somos o único município da Amazônia que monitora seu desmatamento por satélite. Temos 98% do território municipal já cadastrados com CAR. Quuanto você tem o cadastro, sabe qual a área de produção, reserva legal e passivo ambiental que vai ter que corrigir ao longo dos anos – pontua o prefeito.

O trabalho deu resultado: em 2010, Paragominas saiu da lista dos municípios que mais desmatavam. O programa também não se limita apenas à zona rural. A criação do Parque Ambiental de Paragominas ajuda a mudar a cultura dos habitantes na área urbana.

– O que Paragominas tem de diferente em relação às outras cidades? O município verde. Ser reconhecida no Brasil pelo sistema que vem aderindo, reflorestamento, sustentabilidade. Antigamente, era uma cidade escassa, não tinha coisas boas. Gosto de morar aqui porque ela é exemplo para outras cidades de como amenizar os problemas no Brasil – diz o morador Lucas Gomes da Costa.

Adnan Demachki está deixando a prefeitura após oito anos de comando. Ele ressalta as conquistas do programa Município Verde, que já plantou 50 milhões de árvores e, a cada ano, planta mais cinco milhões de mudas. O sucesso foi tão grande que o governo do Estado implementou o programa em outros municípios do Pará.

O prefeito explica que as escolas recebem educação ambiental, com assuntos relacionados às medidas implementadas na cidade, como reflorestamento, agricultura de baixo carbono, financiamentos na Amazônia para o baixo carbono, entre outros.

Até 2017 a meta é plantar 12 metros quadrados por habitante na zona urbana do município.

– Se tivesse baixado um decreto, nada disto teria acontecido. Aconteceu porque o segredo foi chamar a sociedade. Firmamos um grande pacto, uma decisão coletiva – expica Demachki.

O reconhecimento ultrapassou fronteiras e o trabalho ambiental foi homenageado no Fórum Mundial de Empreendedores Sociais, realizado na Inglaterra.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile