Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Municípios atingidos por enchentes terão prioridade em programa de habitação

Garantia foi dada pelo ministro das Cidades a prefeitos nesta quintaO ministro das Cidades garantiu aos prefeitos dos municípios em situação de emergência prioridade na construção de moradias populares. Segundo Márcio Fortes, o programa terá início em março e vai destinar R$ 1 bilhão para investimentos em habitação no país.

Os prefeitos chegaram a Brasília com a expectativa de receber recursos. Voltaram para casa cheios de promessas e com muito trabalho a fazer. Nos quatro ministérios por onde passaram, a resposta foi a mesma: para receber recursos é preciso apresentar projetos, detalhando onde e como o dinheiro vai ser aplicado.

O desafio vai ser elaborar as propostas em poucos dias. Para alguns programas do governo, como o que prevê obras para evitar enchentes, o prazo para apresentar os projetos termina na semana que vem.

? Eles têm que correr porque estamos no limiar. Há casos que já podemos incluir para uma análise rápida com o objetivo de recomendar, como o de Pelotas [no Rio Grande do Sul], que está com o projeto pronto elaborado. Isso é prioritário para o governo ? disse Fortes.

? Isso vai dificultar, e muito. Mas já estamos tentando ajuda com os municípios vizinhos, que têm uma estrutura maior ? contou Ivan Eduardo Scherdien, prefeito de Turuçu, um dos municípios mais prejudicados pelas chuvas no final de janeiro no Estado.

O ministro das Cidades disse que as prefeituras têm cerca de um mês para elaborar projetos de habitação. Em março, o governo vai receber as propostas. E os municípios que estiverem em situação de emergência serão priorizados.

Sair da versão mobile