Uruguaiana e Alegrete, no Rio Grande do Sul, já receberam muito mais de 200% de chuvas acima do que era esperado. E vem mais chuvas por lá, confira a previsão!
As imagens de satélite mostram que a terça-feira começa com muitas nuvens e tempo instável na metade norte do Brasil, região Sul, estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O alerta ainda é para granizo em parte de São Paulo e sul de Minas Gerais. No centro do país e grande parte do Sudeste, numa área que vai desde o Rio de Janeiro até o interior do Mato Grosso, uma massa de ar seco mantém o tempo firme e céu com poucas nuvens.
Nos próximos dias o padrão ainda é de bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico. Assim, na maior parte do Brasil há condição tropical com muito calor e pancadas de chuva que se forma a partir de ventos que circulam a mais de 10 km na troposfera. Mais uma vez os extremos do País recebem chuva mais frequente e generalizada.
SUL
Tempo instável e risco de temporais sobre praticamente toda a região Sul do país. As pancadas ocorrem de forma rápida, intercaladas com períodos de sol e calor, porém, devem vir acompanhadas por trovoadas, descargas elétricas e eventual queda de granizo devido a formação de instabilidades no interior do continente, além de instabilidades no alto da atmosfera. O que vale ressaltar é que a chuva ocorre de forma mais volumosa em áreas do oeste e sul do Rio Grande do Sul, além do litoral entre Santa Catarina e Paraná devido a formação de mais uma área de baixa pressão atmosférica na costa da região. No oeste gaúcho, além da chuva forte e volumosa, há rajadas de ventos de até 70 km/h.
Uruguaiana recebeu 477 mm e era esperado para janeiro 116,5 mm (309% acima da média).
Alegrete recebeu 372,6 mm e era esperado para janeiro 114,9 mm (223% acima da média)
SUDESTE
A expectativa é de tempo instável e chuva sobre a maior parte da região Sudeste devido instabilidades no alto da atmosfera. A chuva ocorre em forma de pancadas rápidas, intercaladas com períodos de sol e calor. Os maiores acumulados ficam concentrados no litoral sul paulista, mas é em áreas mais ao norte do estado de São Paulo que há riscos para temporais com trovoadas e descargas elétricas devido ao calor e a alta umidade. A expectativa é de tempo firme apenas em áreas entre o norte fluminense e o sul capixaba, além de uma faixa no centro de Minas Gerais devido a atuação de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens carregadas.
CENTRO-OESTE
Tempo instável e possibilidade de chuva sobre a maior parte da região Centro-Oeste devido instabilidades no interior do continente. O que vale ressaltar é que de modo geral, são pancadas rápidas, intercaladas com períodos de sol e muito calor. Aliás, a sensação é de tempo bastante abafado em toda a região. A expectativa é de tempo firme apenas em áreas pontuais do leste goiano devido a atuação de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens carregadas.
NORDESTE
Tempo instável e chuva sobre a maior parte do Nordeste devido instabilidades no alto da atmosfera. Na maior parte da região, são pancadas isoladas e sem grande intensidade. É somente em áreas do sul e oeste do Piauí, além do sul do Ceará que a chuva ocorre de forma um pouco mais expressiva, mas sem grande potencial para temporais. O tempo firme com sol entre poucas nuvens predomina apenas de forma pontual no norte da Bahia e em Sergipe devido a atuação de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens carregadas.
NORTE
Mais um dia de tempo instável e chuva sobre a maior parte da região Norte do país devido as instabilidades tropicais. O que vale ressaltar é que a chuva ocorre em forma de pancadas rápidas, intercaladas com períodos de sol e calor. Os maiores acumulados ficam concentrados apenas de forma pontual no oeste do Pará e no Tocantins. O tempo firme predomina apenas nas áreas mais ao norte de Roraima devido a atuação de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades.