O programa integra qualificação social e profissional e considera as especificidades do campo. A iniciativa foi implementada pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).
No Piauí, o programa está sendo desenvolvido pela Seduc, em parceria com prefeituras e com a participação efetiva das organizações não-governamentais e dos movimentos sociais do campo.
? Para efetivarem a adesão, os gestores devem comparecer até o mês de março na Secretaria da Educação para assinarem o Termo de Adesão ? alerta a coordenadora estadual, Teresa Gorette Rodrigues de Araújo.
De acordo com Teresa, o Projovem tem como objetivo desenvolver políticas públicas de Educação do Campo e de Juventude que dêem a oportunidade de escolarização em Ensino Fundamental para jovens agricultores familiares excluídos do sistema formal de ensino.
? A modalidade é a de Educação de Jovens e Adultos, integrado à qualificação social e profissional adequada ao campo ? informa.