— A gente não tem apoio da parte governamental, prefeitura, Estado. A casa da agricultura está municipalizada. Então a gente tem uma deficiência de profissionais nesta área — afirma a gerente do sindicato rural de Itu, Alexandra Vetroni Martins.
A prefeitura tem a responsabilidade de cuidar de todos os assuntos referentes ao município, diz a advogada Odete Medauar.
— No sentido do direito, a responsabilidade está em administrar todos os aspectos do território do município. Esta é a principal responsabilidade, independente de haver uma Secretaria de Agricultura, um Ministério da Agricultura e a Prefeitura dizer que existem outros órgãos, eu acho que esta justificativa não tem muito fundamento — afirma.
Na agricultura familiar, benefícios como o empréstimo de equipamentos pelo poder público podem ser decisivos para manter o produtor no campo, caso do produtor de hortaliças José da Cruz. Há oito anos ele conta com o trator da prefeitura para arar a terra. E espera que isso pelo menos não mude.
— Eu quero que aquele que entra lá continue do mesmo jeito. A minha esperança é ele fazer melhoria paro município e para o agricultor também.