Agronegócio

'Não abram encomendas de pacotes com sementes não solicitadas', reforça ministério

O ministério ressalta que a importação dessas sementes pode introduzir pragas ou doenças que não existem ou estão erradicadas no país.

sementes clandestinas
Foto: Gabriel Zapella/Cidasc

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reforçou nesta segunda-feira, 28, os cuidados com encomendas que estão chegando do exterior acompanhadas de sementes que não foram solicitadas. O ministério ressalta que a importação dessas sementes pode introduzir pragas ou doenças que não existem ou estão erradicadas no país.

“O Mapa reforça aos cidadãos brasileiros para que tenham cuidado e não abram encomendas recebidas pelos correios de pacotes de sementes não solicitadas. O alerta vale para recebimento de sementes que cheguem do exterior de qualquer país e não somente da China, como vem sendo divulgado”, diz o comunicado divulgado pelo ministério.

Em caso de recebimento de sementes suspeitas, o Mapa pede que o material seja entregue uma das unidades do ministério em cada estado ou órgão estadual de defesa. O pacote não deve ser aberto ou descartado no lixo, com o objetivo de evitar o contato das sementes com solo e prejuízos para as áreas agrícolas e o meio ambiente. Quem recebeu as sementes e realizou o plantio também deve procurar o ministério para que o material seja recolhido.

O Mapa da Agricultura reforça, ainda, que ao entregar as sementes adquiridas ou recebidas de remetentes desconhecidos, o cidadão não estará sujeito a penalidades. O mesmo vale para cidadãos que porventura tenha efetuado o plantio. Também não é necessário a identificação no momento da entrega do material, porém é importante o relato se realizou a compra, se recebeu de remetente desconhecido ou se a remessa veio junto com outra compra realizada em site do exterior.