Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Não haverá El Niño no segundo semestre

Principais institutos meteorológicos indicaram que a neutralidade climática vai influenciar o tempo a partir do segundo semestre

Fonte: José Manfio Junior/Cândido Mota (SP)

Três dos principais órgãos de meteorologia do mundo revisaram suas expectativas e confirmaram que a ocorrência do fenômeno El Niño para o segundo semestre está descartada. Tanto o Instituto Internacional de Pesquisa para o Clima da Universidade de Columbia (IRI), como o instituto americano de meteorologia (NOAA), ambos nos Estados Unidos, e o departamento de meteorlogia do governo australiano indicaram que já a partir do meio do ano a neutralidade com viés positivo deve influenciar o clima no mundo.

Segundo a Somar Meteorologia, essa neutralidade traz um regime de chuvas dentro do normal em todo o país. “Na região central do Brasil as chuvas voltam em meados de setembro, já no Sul elas se tornam regulares, mas há um alerta para estiagem regionalizada no fim do ano”, explica a meteorologista Desirée Brandt.

Já para o Nordeste a condição para o inverno no leste da região vai ser de mais umidade, o que traz uma condição melhor para a área. No entanto, no interior da região, as chuvas devem ficar irregulares no decorrer do semestre. 

Sair da versão mobile