Maior evento da sojicultura brasileira acontece nos dias 21 e 22 de setembro, no município de Sinop, em Mato Grosso e tem vagas limitadas
Daniel Popov, de São Paulo
Está chegando a hora do maior evento da sojicultura brasileira, a Abertura Nacional do Plantio de Soja da Safra 2016/2017, que acontece nos dias 21 e 22 de setembro no município de Sinop, em Mato Grosso, na sede da Embrapa Agrossilvipastoril. Esta importante etapa do Projeto Soja Brasil tem como tema central “Os custos de produção” e contará com importantes nomes do agronegócio para debater assuntos relevantes para o bom andamento da safra.
A escolha de Sinop não foi por acaso, já que a região se tornou recentemente o polo da nova fronteira agrícola do estado, com rotas de exportação saindo pelo Norte do país, segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Endrigo Dalcin. “A região sofreu muito com a logística no passado e hoje reverteu isso, valorizando-se sensivelmente”, afirma o executivo. “Por isso, achamos muito importante a escolha de Sinop para a abertura do plantio brasileiro.”
No dia 21 de setembro, acontece o Dia Técnico, em que os participantes acompanharão palestras e conhecerão produtos inovadores do mercado, assim como técnicas de melhoramento da produção de soja. No dia seguinte a tão esperada Abertura de Plantio com os maquinários mais modernos do mercado será feito no sítio tecnológico da Embrapa Agrossilvipastoril, em uma área demonstrativa de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), que é um método de produção em que se associam em uma mesma área produções agrícola, animal e de espécies florestais, de maneira sucessiva, consorciada ou rotacionada.
Inscrição e programação completa para a Abertura de Plantio
O evento promoverá discussões sobre técnicas de produção e redução de custos, manejo de pragas, sustentabilidade, fertilidade de solo, dentre outros temas. A programação está dividida em dois dias: no dia técnico (21/9), a partir das 9h30 (horário de MT ou 10h30 horário de Brasília) os inscritos poderão participar de palestras sobre controle de plantas daninhas, biotecnologia e gerenciamento financeiro da propriedade.
O Projeto Soja Brasil tem realização do Canal Rural e Aprosoja Brasil com coordenação técnica da Embrapa. O evento tem patrocínio de BASF e Mitsubishi. O apoio de eventos é da Yara Fertilizantes, com apoio Institucional do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS) e Comitê Estratégico Soja Brasil. A consultoria é do Safras & Mercado e Somar Meteorologia. Em Mato Grosso, o Canal Rural e a Aprosoja Brasil tem como parceiro realizador o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT) e o apoio local da Aprosoja-MT e do Sindicato Rural de Sinop.
Na Caravana, a carreta do Canal Rural circula pelos principais municípios produtores do país, levando informações de mercado, manejo, pragas, clima, e capacitando os produtores rurais, por meio de palestras e cursos. Na Expedição, duas equipes de jornalismo visitam as principais regiões produtoras ouvindo sojicultores e especialistas e, acompanhando o desenvolvimento das lavouras. Nos Fóruns, os temas que interessam os produtores a cada momento da safra são debatidos por especialistas que ajudam os produtores nas tomadas de decisão.
Duas grandes solenidades marcam momentos importantes da Safra de Soja no país: Solenidade de Abertura Nacional do Plantio da Soja e a Solenidade de Abertura Oficial da Colheita da Soja .