Para Barral, as perspectivas para o fim de 2009 e para 2010 são muito positivas. Segundo ele, a economia sul-africana tem apresentado os mesmos índices anteriores à crise financeira e deve registrar um crescimento no produto interno bruto.
No ano passado o comércio entre Brasil e África do Sul chegou a US$ 2,5 bilhões. O superávit brasileiro chega a US$ 1 bilhão. A carne de frango lidera a pauta brasileira de exportações para a África do Sul. Outros produtos do agronegócio, como açúcar, arroz e fumo também estão entre os 10 mais embarcados.
A vice-ministra do Comércio e Indústria da África do Sul, Thandi Tobias Pokol, afirmou que o país está em busca de novos acordos comerciais com o Brasil. Segundo ela, as negociações envolvem, por exemplo, a compra de herbicidas, fungicidas e sementes.
Para o diretor do Departamento de Relações Internacionais da Fiesp, Newton de Mello, o importante nesse momento é buscar a diversificação do comércio. Segundo ele, uma grande pauta de exportações e importações pode beneficiar os dois países em momentos de crise.