Smith explicou que a Tyson anunciou novos planos para desacelerar a produção de frango, enquanto muitos analistas dizem que é necessário puxar os preços para evitar prejuízos entre os processadores. O executivo explicou que a Tyson está muito melhor atualmente do que dois ou três anos atrás e discordou da noção de que a produção de cortes de frango é essencial para o desempenho da companhia.
Donnie Smith acrescentou que pode haver uma mudança no gosto do consumidor norte-americano, por causa da lenta recuperação da economia. A Tyson Foods avalia que o consumidor procura preços mais baixos e deve aumentar a demanda por aves, em vez de carne bovina. Os consumidores também procurarão cortes avícolas de carne vermelha (como miúdos e coxa, por exemplo), em vez de carne branca (peito e asas).
Há tempos, grande parte da carne vermelha de aves dos Estados Unidos vem sendo embarcada para o leste europeu, especialmente para a Rússia, onde esses cortes são mais procurados do que os de carne branca, que são preferência nos Estados Unidos. Agora, a Tyson está aumentando seu foco em produtos de carne vermelha nos Estados Unidos.
Uma mudança no gosto do norte-americano seria providencial para a Tyson Foods e outras companhias do setor, pois as exportações para a Rússia devem perder força, conforme os russos se tornarem autossuficientes em aves.
A Tyson é uma das maiores processadoras mundiais de carnes e recentemente se concentrou na racionalização de operações para amenizar os impactos da elevação das despesas com ração e do enfraquecimento da economia dos Estados Unidos.