Os produtores de soja do município de Buchanan, no estado de Dakota do Norte, nos Estados Unidos, seguem preocupados com o clima, que os impede de colher a soja já pronta. Há uma semana, as lavouras da região ficaram soterradas por neve, que com o passar dos dias até derreteu, mas a lama que ficou impedia a entrada das colheitadeiras. As chuvas retornaram e estão piorando a condição do solo.
Segundo relatos e fotos do estudante brasileiro de engenharia agronômica Gustavo Philippsen, que faz intercâmbio no país, o lamaçal das áreas de soja de Buchanan gera preocupação entre os agricultores.
“Os produtores estão preocupados, sim, o clima parece não dar trégua para a retirada da soja do campo. Para piorar, nesta segunda-feira, 21, as chuvas retornaram e estão piorando a condição do solo. Deve ter chovido uns 25 mm, só hoje”, diz Philippsen.
Confira as fotos abaixo:
A situação só não é pior por conta dos seguros, que segundo o estudante, boa parte dos produtores têm e já pensam em acioná-los. “A maioria dos produtores que conhecemos aqui tem seguro contra desastres naturais que cobrem pelo menos 50 bushels por acre. Muitos dizem que sem isso a agricultura seria inviável”, comenta.
Minnesota
O estado de Minnesota passa por um problema parecido. Por lá, a neve também derreteu e a lama se formou abaixo da soja e do milho. Segundo o engenheiro agrônomo, Luis Guilherme Louzada, apesar do retorno das chuvas, alguns produtores estão tentando colher.
“No domingo, por volta das 23h começou a chover e continua hoje. A previsão é de chuva aqui na região. Mas tem muita gente encarando os atoleiros para tentar colher”, diz Louzada, ao encaminhar alguns vídeos dos trabalhos.
O desespero se justifica devido a previsão de uma nova nevasca na região, que segundo o estudante, podem retornar a partir do dia 30, conforme a meteorologia local. “As previsões também indicam que a partir do dia 30 de outubro em diante, as temperaturas devem ficar abaixo de 0º, dificultando ainda mais os trabalhos de campo”, comenta o engenheiro agrônomo. “Se nas próximas duas semanas o clima continuar assim, os produtores da região podem começar a acionar o seguro.”
Chuva e atoleiros
Louzada também enviou alguns vídeos de lavouras de soja próxima a divisa entre Minnesota e Dakota do Norte, mostrando a tentativa de colheita em pleno lamaçal. Os vídeos foram gravados pelo internauta Gabriel Camilo. “Embora a maioria dos maquinários aqui contarem com esteiras, é possível notar que todos acabam precisando de socorro para desatolar”, diz o engenheiro agrônomo.
Os vídeos abaixo foram gravados por Gabriel Camilo:
Já os vídeos abaixo foram gravados por Carlos Zuanazzi, em Minnesota:
O vídeo abaixo foi gravado por Marcos Turate Filho:
Mais chuvas
Nesta semana, uma frente fria traz chuva para boa parte das áreas produtoras com acumulado de até 35 mm para áreas próximas a Minnesota, afirma a Somar Meteorologia. A partir da sexta-feira, 25, o tempo seco e as baixas temperaturas devem predominar até o fim do mês.
Informe e ajude
Se você mora em outras regiões produtoras de soja dos Estados Unidos e quer colaborar o Canal Rural trazendo informações sobre a condição das lavouras, entre em contato através de nosso Whatsapp (11) 9 8524-0073. Fotos e vídeos são sempre bem vindos e ajudam os produtores do Brasil a entenderem a situação na sua região!