La Niña impacta severamente agricultura colombiana, informa USDA

Órgão americano afirmou que fenômeno prejudica a qualidade e quantidade da produçãoChuvas pesadas, induzidas pelo fenômeno climático La Niña, continuam prejudicando a qualidade e quantidade da produção agrícola da Colômbia. A informação partiu do adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em Bogotá.

Segundo informações da Dow Jones, a oferta menor de alimentos no país não resultou em preços mais altos no terceiro trimestre deste ano. O USDA afirmou que isso se deu devido à antecipação da colheita antes da temporada chuvosa. O órgão acrescentou, contudo, que a qualidade da produção foi impactada.

O transporte de produtos agrícolas foi afetado. A estrada que liga o porto de Buenaventura à capital Bogotá está incapaz de operar com capacidade total devido aos recorrentes deslizamentos de terra.

– Essa estrada transporta 120 mil toneladas de cargas diariamente. Nossa fonte indicou que a rota alternativa adicionará cinco horas ao tempo de viagem, o que resultará em perdas comerciais diárias de US$ 5 milhões – revelou o adido.