La Niña incentiva produtor a investir em irrigação

Propostas de financiamento para projetos com a tecnologia saltam de 40% para 90% do total negociado entre agricultores gaúchos e banco

As propostas de financiamento para projetos de irrigação corresponderam a 90% do que foi negociado entre produtores rurais e o Badesul, uma das principais agências de desenvolvimento do Rio Grande do Sul, durante a Expodireto, em Não-Me-Toque. No ano passado, a irrigação representou apenas 40% das propostas.

Segundo o superintendente de Agronegócios do Badesul, Maureci Berger, há recursos disponíveis para liberação desses empréstimos, inclusive com juros subsidiados pelo governo federal, por meio do programa Moderinfra.

Segundo o presidente da Comissão de Irrigantes da Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), João Augusto Telles, o estado tem, atualmente, 190 mil hectares irrigados e a área ainda pode chegar a 500 mil hectares sem danos ambientais.

Mesmo sem querer criar alerta, Telles reconhece que os produtores estão se preparando para a provável chegada do fenômeno La Niña, previsto por meteorologistas para a próxima safra, e que é conhecido por levar seca à região Sul do país.