Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

El Niño influencia produção de tomate em diferentes regiões do país

Distribuição exagerada de chuva ou seca precariza lavourasA ocorrência de El Niño neste segundo semestre de 2014 deve influenciar no cultivo de tomates no período. Na região Sul, as chuvas devem ficar acima da média. Em julho, devem ser observados acumulados superirores aos 200 milímetros em Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Estas chuvas podem dificultar o início do transplantio da safra de verão 2014/2015 em algumas regiões. O Nordeste também deve ter o cultivo do fruto prejudicado, mas pelo clima seco imperante.

Apesar de julho ainda ser um mês de seca no Sudeste, a região pode ser atingida em alguns momentos pela forte chuva esperada para o Sul, colaborando, em partes para o preenchimento de reservatórios. Contudo, o volume de chuvas no Sudeste nos próximos meses ainda não deve ser suficiente para recuperar a estiagem observada no primeiro semestre nesta região.

Por outro lado, o clima seco e o uso intensivo de inseticidas favoreceram o controle de doenças em tomateiros transplantados entre abril e maio em alguns pontos do país, como Araguari (MG), Chapada Diamantina (BA) e Venda Nova do Imigrante (ES).

Queda nos preços

As expectativas sobre vendas do tomate durante o Mundial de futebol foram frustradas, seguindo a tendência geral das hortifruticulturas: a demanda foi mais baixa do que a esperada, resultando num recuo dos preços. O tomate salada 2A negociado na Ceagesp teve valor reduzido em 25,6% de maio para junho, com a caixa de 18 quilos comercializada a R$48,52. Uma redução de oferta do tomate no mercado nacional pode tornar a situação dos preços mais favorável ao produtor.

As importações de tomate industrial caíram no primeiro semestre de 2014. Entre janeiro e junho deste ano, foram compradas 20,7 mil toneladas de atomatados, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), queda de 48% em comparação com o mesmo período do ano passado.

• Leia aqui o boletim completo do Cepea
• Agricultura de precisão: conheça técnicas para incrementar a lavoura

• Mais notícias sobre Agricultura

 

Sair da versão mobile