Apesar de julho ainda ser um mês de seca no Sudeste, a região pode ser atingida em alguns momentos pela forte chuva esperada para o Sul, colaborando, em partes para o preenchimento de reservatórios. Contudo, o volume de chuvas no Sudeste nos próximos meses ainda não deve ser suficiente para recuperar a estiagem observada no primeiro semestre nesta região.
Por outro lado, o clima seco e o uso intensivo de inseticidas favoreceram o controle de doenças em tomateiros transplantados entre abril e maio em alguns pontos do país, como Araguari (MG), Chapada Diamantina (BA) e Venda Nova do Imigrante (ES).
Queda nos preços
As expectativas sobre vendas do tomate durante o Mundial de futebol foram frustradas, seguindo a tendência geral das hortifruticulturas: a demanda foi mais baixa do que a esperada, resultando num recuo dos preços. O tomate salada 2A negociado na Ceagesp teve valor reduzido em 25,6% de maio para junho, com a caixa de 18 quilos comercializada a R$48,52. Uma redução de oferta do tomate no mercado nacional pode tornar a situação dos preços mais favorável ao produtor.
As importações de tomate industrial caíram no primeiro semestre de 2014. Entre janeiro e junho deste ano, foram compradas 20,7 mil toneladas de atomatados, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), queda de 48% em comparação com o mesmo período do ano passado.
• Leia aqui o boletim completo do Cepea
• Agricultura de precisão: conheça técnicas para incrementar a lavoura
• Mais notícias sobre Agricultura