Uma ação da Polícia Militar de São Paulo, com a participação de engenheiros agrônomos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado, apreendeu 4 mil litros de defensivos agrícolas falsificados em Ribeirão Preto na última terça-feira, 1º.
De acordo com informações da secretaria, no local foram encontrados equipamentos que evidenciavam a diluição de produtos para fracionamento, além de 800 bombas de 5 litros, produtos químicos não identificados e rótulos impressos.
“Para a comercialização de defensivos agrícolas no estado de São Paulo é necessário que, tanto o produto, como o estabelecimento sejam registrados junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária. A venda ao consumidor está vinculada ao receituário agronômico, o que garante que o produto e a dosagem sejam específicos para a finalidade a que se destina, respeitando sempre o período de carência estabelecido pelo fabricante”, disse o engenheiro agrônomo Fausto Antonio Kujavo, que junto ao engenheiro agrônomo Edilson José Cavallini, participou da ação.
A Defesa Agropecuária atua em todo o estado na fiscalização do comércio e do uso dos defensivos agrícolas com vistas à proteção da saúde do consumidor e do meio ambiente. O produtor rural deve sempre adquirir produtos em estabelecimentos idôneos e registrados.
O departamento alertou ainda que o uso de produtos de origem desconhecida pode prejudicar a lavoura, não atender o objetivo proposto e comprometer a saúde do aplicador e do consumidor.