O clima neste sábado, 22, deve ser de instabilidade no Centro e Sul do Brasil, ainda com atuação da frente fria. De acordo com a Somar Meteorologia, o sistema trouxe chuvas volumosas para São Paulo e o Rio de Janeiro, especialmente no litoral. Porém, o destaque ainda é a intensificação do ar frio no Sul do Brasil, com muitas temperaturas negativas registradas durante a madrugada e início desta manhã, com registros de geadas e chuva congelada em Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Contudo, não houve registro de chuva congelada ou neve nesta madrugada.
Em Urepema, Santa Catarina, o pecuarista Juvelino Neto mostrou como amanheceu um lago localizado em sua propriedade, Fazenda da Divisa, totalmente congelado. A pastagem também ficou coberta por uma espeça camada de gelo.
Já em Mangueirinha, Paraná, o produtor Laércio Dalla Vecchia mostrou que a baixa temperatura de -1 °C prejudicou sua plantação de aveia branca e trigo. “Infelizmente este ano o frio está sendo maior do que estávamos esperando, e isso prejudica em muito a nossa plantação”, lamentou ele.
Em André da Rocha, Rio Grande do Sul, nem mesmo as ovelhas do rebanho do produtor Ruberlei Jaques Dondé saíram ilesa da onda de frio.