Diversos

No Sul, geada e temperaturas negativas congelam lago e prejudicam plantações de trigo

Em André da Rocha, Rio Grande do Sul, nem mesmo as ovelhas do rebanho do produtor Ruberlei Jaques Dondé saíram ilesa da onda de frio

O clima neste sábado, 22, deve ser de instabilidade no Centro e Sul do Brasil, ainda com atuação da frente fria. De acordo com a Somar Meteorologia, o sistema trouxe chuvas volumosas para São Paulo e o Rio de Janeiro, especialmente no litoral. Porém, o destaque ainda é a intensificação do ar frio no Sul do Brasil, com muitas temperaturas negativas registradas durante a madrugada e início desta manhã, com registros de geadas e chuva congelada em Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Contudo, não houve registro de chuva congelada ou neve nesta madrugada.

Em Urepema, Santa Catarina, o pecuarista Juvelino Neto mostrou como amanheceu um lago localizado em sua propriedade, Fazenda da Divisa, totalmente congelado. A pastagem também ficou coberta por uma espeça camada de gelo.

Juvelino Neto/Arquivo Pessoal

Já em Mangueirinha, Paraná, o produtor Laércio Dalla Vecchia mostrou que a baixa temperatura de -1 °C prejudicou sua plantação de aveia branca e trigo. “Infelizmente este ano o frio está sendo maior do que estávamos esperando, e isso prejudica em muito a nossa plantação”, lamentou ele.

 

Em André da Rocha, Rio Grande do Sul, nem mesmo as ovelhas do rebanho do produtor Ruberlei Jaques Dondé saíram ilesa da onda de frio.

Ruberlei Jaques Dondé/Arquivo Pessoal