Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Norma facilita registro de comercialização de insumos para alimentos orgânicos

Produtos fitossanitários terão critérios diferentes dos convencionaisO registro para comercialização de insumos utilizados na prevenção e controle de pragas e doenças da agricultura orgânica ? produtos fitossanitários ? terá critérios específicos, diferentes dos convencionais. A medida foi estabelecida pela Instrução Normativa Conjunta nº 1, publicada nessa quarta, dia 25, no Diário Oficial da União. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e  o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos

? Os produtos orgânicos serão analisados separadamente dos convencionais. Com isso, espera-se que o trâmite de análise seja mais rápido e o produtor obtenha o registro em prazo mais curto. Para iniciar o processo, basta o produtor preencher o formulário e entregar em uma das Comissões da Produção Orgânica nas Unidades da Federação ? explica a Chefe de Serviço de Estudos Normativos de Produção Orgânica do Ministério da Agricultura, Tereza Cristina de Oliveira Saminêz.

O fabricante deve solicitar o estabelecimento de especificação de referência do insumo criado para, depois, obter autorização para comercialização. O produto fitossanitário deverá conter apenas substâncias autorizadas pelo Ministério da Agricultura, definidas pela Instrução Normativa nº 64/2008.

Para solicitar o estabelecimento de especificação de referência, é necessário preencher e assinar o formulário de solicitação e encaminhá-lo a qualquer Comissão da Produção Orgânica. O endereço das comissões está disponível no site.

As características, formulação e indicação de uso do produto deverão ser informadas na ficha. As comissões são formadas por representantes dos setores público e privado, que analisam os estudos apresentados.

As solicitações aprovadas nas Comissões serão encaminhadas à Coordenação de Agroecologia do Ministério da Agricultura que, juntamente com os órgãos públicos responsáveis pelo registro, vai analisar a solicitação e, se necessário, pedir informações complementares.

Semana de alimentos orgânicos

Na semana dos produtos orgânicos, que acontece entre 29 de maio e 5 de junho, está prevista a publicação de Instrução Normativa com os estabelecimentos de especificações já analisadas e aprovadas pelo ministério.

Com base nesta publicação, o interessado deverá protocolar pedido no Ministério da Agricultura, Anvisa e Ibama para conseguir o registro. Depois de analisado e aprovado, deverá ser colocada na embalagem uma faixa branca com as letras em preto no rótulo e na bula informando que o produto fitossanitário tem o uso aprovado para a agricultura orgânica. Esta será a garantia tanto para o comerciante, quanto para o consumidor de que o produto é testado e aprovado pelo governo federal.

A 7ª Semana dos Alimentos Orgânicos no Brasil chama a atenção para as formas de identificação do produto orgânico, o selo brasileiro oficial e a declaração de cadastro do agricultor familiar.

O evento é organizado regionalmente, pelas Superintendências Federais de Agricultura nas unidades da federação. O Ministério da Agricultura é responsável pela articulação nacional entre as regiões e as instituições governamentais e privadas envolvidas.

Atualmente, existem 9.700 produtores orgânicos cadastrados no Ministério da Agricultura.

 

Sair da versão mobile