Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Normas para credenciar laboratórios agropecuários estão em consulta pública

Requisitos serão exigidos dos estabelecimentos que realizarão análises em medicamentos veterinários e produtos utilizados na alimentação animalAs normas complementares para o credenciamento de laboratórios para a realização de análises na área de controle de medicamentos veterinários e produtos utilizados na alimentação animal estão em consulta pública, pelo prazo de 30 dias.

? A rede credenciada deverá atender às demandas dos programas do Ministério da Agricultura e realizar análises de rotina relacionadas à fiscalização ou inspeção desses produtos ? explica Jorge Caetano, coordenador-geral de Apoio Laboratorial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nessa segunda, dia 10 de janeiro, na Portaria n° 577 (ao lado).

Os estabelecimentos interessados em integrar a Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários deverão estar acreditados junto à ISO 17.025 (norma internacional específica para o sistema de gestão da qualidade em laboratórios) ou Boas Práticas de Laboratório (BPL), de acordo com as análises realizadas. Os trabalhos poderão ser iniciados após a concessão do credenciamento e respectiva publicação no site do Ministério da Agricultura.

Essa medida tem o objetivo de aprovar, também, o Guia de Validação de Procedimentos Analíticos e Controle de Qualidade para Medicamentos Veterinários, Farmoquímicos, Fármacos e outras Substâncias e Produtos para Alimentação Animal.

? Esse documento visa aprimorar a rastreabilidade e a confiança nos resultados analíticos obtidos ? informa Caetano. Após a consulta pública, o guia ficará, em seu formato final, disponível no endereço eletrônico: www.agricultura.gov.br.

Hoje, o Ministério da Agricultura conta com uma rede composta por seis Laboratórios Nacionais Agropecuários (Lanagros) em Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo, além de 604 credenciados.

As sugestões, tecnicamente fundamentadas, deverão ser encaminhadas para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Coordenação-Geral de Apoio Laboratorial, sala 440, Anexo A, CEP: 70.043-900, Brasília (DF). Os que preferirem poderão enviar e-mail para angelo.mauricio@agricultura.gov.br ou fax: (61) 3218-3094. 

Sair da versão mobile