Norte Energia diz que vai recorrer da multa de R$ 7 milhões aplicada pelo Ibama

Empresa responsável pela construção da usina de Belo Monte foi penalizada em função de atraso na implementação do Projeto Básico Ambiental da obraA empresa Norte Energia, responsável pela construção e operação da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), informou nesta sexta, dia 17, que adotará "os procedimentos administrativos cabíveis, inclusive interpondo recurso" em relação à multa aplicada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).

A penalidade imposta pelo órgão, de R$ 7 milhões, foi por causa de atraso na implementação do Projeto Básico Ambiental da obra. Além da multa, o Ibama determinou que a empresa apresente um plano de ação para regularizar o cronograma dos programas ambientais.

A Norte Energia informou também que a notificação do Ibama não implica qualquer suspensão da licença de instalação do empreendimento, que continua válida, e que as obras e demais atividades seguem seu curso normal. “Vale ressaltar que o próprio Ibama, na notificação, ressalvou que as desconformidades apontadas não implicam reflexos ambientais negativos”, informou a empresa, em nota.