A visita do presidente Luís Inácio Lula da Silva àquela que é considerada a maior feira agrícola do Norte e Nordeste do Brasil ainda foi um dos assuntos mais comentados durante uma coletiva de imprensa realizada pela organização do evento nesta sexta-feira (9). O presidente da Bahia Farm Show, Odacil Ranzi, falou sobre os assuntos tratados com Lula, citou a aproximação do setor com o governo e comentou sobre as expectativas de negócios realizados durante a feira, que vai até este sábado (10).
O dirigente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), entidade realizadora da Bahia Farm Show, disse que a visita do presidente representa uma conquista para o evento. “Tivemos a visita de dois presidentes dois anos seguidos. Espero que isso se torne uma tradição e que todos anos ele venha, seja quem for o presidente. Eles sempre será bem recebido, pois a gente olha o futuro, a gente olha o agro brasileiro. Nosso partido é o agro”, disse Odacil.
Lula confirmou sua presença na Bahia Farm Show em maio, em uma tentativa de se aproximar do setor. A feira já registra 60 mil visitantes em três dias de realização e a perspectiva é de que seja alcançado o número de 100 mil até seu último dia. De acordo com Ranzi, o evento cresceu 50% nos últimos dois anos.
Demandas e perspectivas
Ainda conforme a organização da feira, demandas do setor produtivo, principalmente em infraestrutura, foram apresentadas ao presidente da república e tiveram aceno positivo, como a duplicação da BR 242, entre Barreiras e LEM.
“A pavimentação da BR 020, importante via para o escoamento da produção agrícola do estado, assim como algumas outras, também foi colocada em pauta. O presidente se comprometeu a viabilizar essas obras e fortalecer nossa cadeia produtiva”, contou Odacil Ranzi.
A finalização da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) também foi apresentada como uma das obras mais importantes para a região. “O Brasil é líder na exportação de sete produtos agrícolas e temos a intenção de ter muitos outros. Isso demonstra a importância de melhorarmos nossa infraestrutura e logística para fortalecermos a exportação e continuarmos levando nossos produtos para todo o mundo”, afirmou o produtor e dirigente da Bahia Farm Show.
Data da feira em 2024
A Bahia Farm Show, em sua última edição, movimentou quase 8 bilhões em volume de negócios. Número que deve ser superado nesta edição. “Pela avaliação e acompanhamento que fizemos até o momento, todos os expositores estão satisfeitos e já solicitando espaço para o próximo ano. Mas o número real de volume negociado nesta edição será conhecido no domingo”, diz Odacil.
Durante a coletiva de imprensa também foi anunciada a data da próxima edição da Bahia Farm Show, que deve acontecer entre os dias 11 a 15 de junho, também em Luís Eduardo Magalhães.
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.