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Nova Campanha da Fraternidade defende sistema de produção baseado em pequenas propriedades rurais

Igreja ataca o agronegócio e traz críticas ao sistema econômico baseado no lucroA nova Campanha da Fraternidade, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), traz críticas ao sistema econômico baseado no lucro. A Igreja ataca o agronegócio e defende um sistema de produção baseado em cooperativas e pequenas propriedades rurais. O lançamento oficial da campanha foi no início da tarde desta quarta, dia 17, em Brasília.

Pela terceira vez na história, a campanha é ecumênica. Além dos católicos, representantes de outras cinco igrejas também participam da discussão em todo o país. Economia e Fé é o slogan de 2010. A CNBB propõe um consumo consciente e aponta o capitalismo como o grande culpado pela miséria e a exclusão social nas cidades. Além disso, sugere propostas para melhorar o trabalho no campo.

? Em primeiro lugar, é preciso que haja um grande incentivo a pequena propriedade rural. Em segundo lugar, que a propriedade, grande ou pequena, possa produzir mais ecologicamente. É preciso cuidar da vida. Veneno mata bichinhos, mas pode também atingir pessoas humanas e nós precisamos cuidar disso. Depois, precisamos preservar a água como um bem natural, um bem de todos e não privatizando a água. Em terceiro lugar, é preciso estar atento para que a propriedade sirva para o interesse nacional, cuidando com a seguridade da nossa soberania nacional ? defendeu o secretário-executivo da CNBB, Tarcísio Rech.

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