Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Nova cultivar de milho transgênico será oferecida ao produtor na safra de verão

Variedade Bt é resistente às principais pragas da cultura do cerealUma nova variedade de milho transgênico será oferecida aos produtores já na safra de verão. A cultivar Bt é resistente às principais pragas que afetam a cultura do cereal. Na tecnologia Bt foi empregado o  Bacillus turigiensis, uma bactéria comum no solo que é considerada um defensivo natural. Uma proteína desse microorganismo foi introduzida em sementes de milho. A nova variedade transgênica ficou, então, resistente à lagarta da espiga, à lagarta do cartucho e à broca do colmo.

Porém, como sempre existe o risco de que esses insetos desenvolvam a sua própria resistência, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) exigiu a implantação de áreas de refúgio ? parte da lavoura com milho convencional ? onde será plantado o milho Bt para evitar o desenvolvimento de resistência das pragas e problemas no futuro.

O refúgio deve ter de pelo menos 10% da área total da lavoura transgênica e ficar próximo a ela. O objetivo com isso é que lagartas comuns ataquem esse espaço e acasalem com as lagartas da lavoura transgênica que desenvolveram resistência à planta geneticamente modificada. Assim, as gerações dessa praga nunca terão resistência total, o que anularia o novo milho e exigiria muito dinheiro para combater as espécies mutantes.

A Associação Brasileira de Produtores de Sementes e Mudas (Abrasem) ficou encarregada de orientar os produtores e controlar as áreas de refúgio. Somente uma multinacional deve oferecer as sementes de milho Bt para a safra de verão, mas outros fabricantes devem entrar no mercado até o final de 2009. O Brasil tem hoje entre sete e oito milhões de hectares de lavouras de milho, muitas com sementes transgênicas.

Sair da versão mobile