Nova equipe econômica diz que 2011 será um ano de conter gastos

Para que o Brasil continue crescendo será necessário reduzir o financiamento públicoA composição da equipe econômica do governo Dilma Rousseff foi anunciada nesta quarta, dia 24, em Brasília. Apenas Guido Mantega foi mantido.

Depois de se reunirem com a presidente eleita, os novos ministros participaram do anúncio oficial à imprensa. A atual chefe do Programa de Aceleração do Crescimento, a engenheira Miriam Belchior, assumirá o ministério do Planejamento no lugar de Paulo Bernardo. A presidência do Banco Central deve ficar com o diretor de Normas da instituição, Alexandre Tombini. No cargo de ministro da Fazenda, permanece Guido Mantega.

? Eu quero afirmar o meu compromisso de consolidar o desenvolvimento econômico, mantendo altas taxas de crescimento no país e com contínua melhora da qualidade de vida da população brasileira. Esse crescimento se dará com solidez fiscal e com o controle da inflação ? afirmou Mantega.

A nova equipe econômica anunciou que 2011 será um ano de conter gastos. Para que o Brasil continue crescendo será necessário reduzir o financiamento público. O Palácio do Planalto promete atual fortemente para impedir que o Congresso Nacional aprove o reajuste dos servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário e também o aumento do salário mínimo.

? Nós queremos reavaliar todos os contratos importantes dos gastos do governo para tentar fazer mais com menos ? disse Miriam Belchior.

A indicação de Alexandre Tombini ainda vai ser submetida à aprovação do Senado Federal.

? Eu tive uma longa conversa com a presidente Dilma Rousseff e ela me disse que nesse regime não há meia autonomia operacional, a autonomia é total e ela espera que o Banco Central continue perseguindo os objetivos perseguidos pelo governo, objetivo que é meta de inflação de 4,5% ? explicou Tombini.