CONFLITO

Nova invasão de terra aumenta tensão em Guaíra (PR)

A cidade no noroeste do Paraná volta a enfrentar problemas com invasões em propriedades; um agricultor ficou ferido em confronto

A cidade de Guaíra, no Noroeste do Paraná, volta a enfrentar problemas com invasões de terras em propriedades rurais. Nesta segunda-feira, 15 de julho, um agricultor ficou ferido.

A invasão aconteceu por volta das 9 horas na localidade de São Domingos, quando um grupo de aproximadamente 20 indígenas montaram acampamento em uma propriedade.

Uma das imagens acima mostra o filho do proprietário da fazenda sendo atendido pelo serviço de atendimento móvel de urgência, após levar um golpe com um pedaço de madeira na cabeça. Ele foi encaminhado para o hospital da região.

Equipes da Guarda Municipal de Guaíra, da Polícia Militar, do Batalhão de Fronteira e da Polícia Federal, além de autoridades do município e agricultores foram ao local.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Guaíra, a área invadida é de aproximadamente 250 hectares. Além da insegurança jurídica, os produtores rurais também temem pela falta de segurança física.

A Federação da Agricultura do Paraná (Faep/Senar) divulgou uma nota de repúdio à invasão da propriedade rural: “(…) Mais uma vez, a região Oeste do Paraná é palco de invasões de terra. O local tem sido alvo frequente de indígenas invadindo propriedades rurais privadas. No começo do mês de julho, uma propriedade rural no município de Terra Roxa foi invadida por indígenas. O Sistema FAEP/SENAR-PR ressalta que a passividade do poder público em controlar as invasões tem servido de incentivo para que novos grupos se formem. Ainda, a entidade pede que o Marco Temporal, que ratifica que as demarcações de terras indígenas devem ser limitadas à data da promulgação da Constituição Federal (5 de outubro de 1988) seja cumprido, para que os produtores rurais tenham segurança jurídica. (…)”.