Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Nova medida cambial não deve ter efeito para exportador

Prazo para a contratação de operações de câmbio foi ampliado para 1,5 mil diasA ampliação do prazo para a contratação de operações de câmbio para 1,5 mil dias, ou pouco mais de quatro anos, não deve alterar os negócios realizados pelos exportadores brasileiros, na avaliação do vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro.

? A medida abre espaço para que o exportador adie o máximo possível a entrada de dólares no país, mas as maiores companhias, que estão capitalizadas, já deixam esse dinheiro lá fora. Quando o exportador precisa do recurso, o que ele faz é antecipar essa entrada ? afirmou.

Por isso, avaliou Castro, a medida não interfere na taxa de câmbio pelo lado das exportações, mas pode ter um efeito conjuntural por meio das compras de dólares por parte do Tesouro Nacional.

? Já houve ampliações semelhantes nesse prazo anteriormente, sem grandes efeitos na cotação do dólar. Para que haja impacto efetivo no câmbio, é preciso mudar aspectos estruturais, como a elevada taxa de juros do país ? concluiu.

Sair da versão mobile