Diversos

Rio Grande do Sul alerta para nova onda de golpes contra produtores

Os criminosos oferecem diferentes produtos e serviços em troca de depósito de valores; saiba como denunciar

A secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul faz novo alerta para as prefeituras e produtores rurais sobre a ação de golpistas que, dizendo-se representantes do estado, têm oferecido diferentes produtos e serviços em troca de depósito de valores, a título de frete ou custo de combustível.

Nos últimos dias, novos golpes foram registrados nos municípios de Tupanci do Sul e Capão Bonito do Sul. Em 2020, o mesmo golpe foi aplicado em três ocasiões. Os convênios com o estado nunca envolvem depósitos para pessoas físicas. Os programas e políticas públicas são feitos por meio de convênios e termos de cooperação, cujos depósitos de valores, quando necessários, são feitos em contas do estado no Banrisul.

Em dezembro do ano passado, a pasta já vinha chamando a atenção para esse tipo de ação criminosa. Na ocasião, os golpes foram registrados no municípios de Porto Vera Cruz, Catuípe, Bozano, Coronel Pilar, Nova Esperança do Sul, Segredo, Novo Xingú e Santo Antônio de Palma.

A secretaria orienta ainda que, se alguém for contatado nesse sentido, registre boletim de ocorrência na delegacia de polícia mais próxima ou através do Disque-Denúncia (51) 98444-0606. As dúvidas podem ser esclarecidas junto ao Gabinete da secretaria, pelo telefone: (51) 3228-6203.