Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

TECNOLOGIA

Nova plataforma oferece rastreabilidade com Indicação Geográfica de café

Ferramenta tem o objetivo de beneficiar toda a cadeia produtiva e proporcionar transparência ao consumidor por meio de códigos nas embalagens

café de Rondônia
Foto: Fernando Wagner Malavazi/Embrapa

A Plataforma de Controle, Gestão e Rastreabilidade das Indicações Geográficas (IGs) de Café foi lançada pelo Instituto CNA, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

O anúncio foi feito durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, Minas Gerais, com a presença de produtores, especialistas e entidades do setor cafeeiro.

Segundo a assessora técnica do Instituto CNA, Marina Zimmermann, o sistema foi resultado de meses de trabalho em parceria com uma empresa especializada e tem como objetivo beneficiar toda a cadeia produtiva, além de proporcionar transparência ao consumidor por meio de códigos nas embalagens.

A analista do Sebrae Nacional Hulda Giersbrecht destacou que a ferramenta utiliza tecnologias avançadas e foi construída com o envolvimento dos produtores. Já Antônio Tafuri, da ABDI, ressaltou a importância da sinergia entre as entidades para criar uma solução que oferece maior segurança ao mercado.

Rastreabilidade da produção do café

Foto: Carlos Alberto Meira/Embrapa

A plataforma foi desenvolvida pela Agtrace Rastreabilidade Agrícola, vencedora de edital público lançado em março de 2023. O CEO da empresa, André Maltz, afirmou que o sistema atende às especificidades de cada IG, ajudando os produtores na gestão e rastreabilidade da produção.

Durante o evento, também ocorreu o pré-lançamento do livro “A Revolução do Café Brasileiro: Regiões com Indicação Geográfica”, apoiado pelo Instituto CNA, ABDI e Sebrae. Além disso, o INPI entregou o registro de Denominação de Origem (DO) da Chapada Diamantina (BA), reconhecendo a qualidade e procedência dos cafés da região.

O Brasil possui 115 IGs registradas no INPI, sendo 16 destinadas ao café. Destas, 15 já utilizam a nova plataforma, que promete impulsionar o setor cafeeiro ao valorizar a cultura, tradição e diferenciais dos cafés brasileiros.

Você pode acessar a ferramenta aqui.

Sair da versão mobile