PESQUISA

Nova praga de frutíferas é identificada em Santa Catarina

A praga é originária da África e já foi relatada em outros estados brasileiros, como São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais

praga frutas santa catarina
Foto: Divulgação/Epagri

Uma nova praga de frutíferas, a mosca-das-frutas Zaprionus tuberculatus, foi identificada em Santa Catarina por pesquisadores da Epagri.

A espécie é originária da África e já foi relatada em outros estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

A descoberta foi feita durante um estudo coordenado pela pesquisadora Janaína Pereira dos Santos, da Estação Experimental da Epagri em Caçador.

O objetivo do estudo era conhecer as espécies de moscas-das-frutas associadas às frutíferas nativas e à cultura do morangueiro na região do Alto Vale do Rio do Peixe.

A primeira coleta de Z. tuberculatus em Santa Catarina aconteceu em março de 2023, em morangos em Caçador e em frutos de goiaba-serrana e araçá-amarelo em Videira.

Desde então, a espécie também foi registrada em araçá-vermelho, maçãs, peras, uvas viníferas e amora-preta.

Risco para a fruticultura

Segundo Janaína, a presença de Z. tuberculatus no Brasil é preocupante, pois a espécie é generalista e pode atacar tanto frutíferas nativas quanto exóticas. A interação dessa mosca com outras pragas já presentes no país, como Zaprionus indianus e Drosophila suzukii, pode aumentar o potencial de infestação e os danos nos frutos.

“Para a fruticultura, essa praga exótica representa um risco potencial”, alerta a pesquisadora. “É importante que os produtores rurais realizem o monitoramento de Z. tuberculatus em suas propriedades, para se avaliar seus impactos, distribuição e estabelecer futuros programas de manejo da espécie.”