Planta daninha da espécie amarantus foi identificada no estado na última safra
Uma nova praga chamada Amaranthus palmieri, variedade da já conhecida planta amarantus, foi identificada em propriedades de Lucas do Rio Verde e Itapura, em Mato Grosso, na safra 2014/2015, e está preocupando os produtores do estado.
• Saiba o que é o Amaranthus palmeri e como prevenir
– Trata-se de uma erva daninha de fácil disseminação e resistente ao glifosato. Avaliaremos que tipo de manejo será o mais adequado para o combate, mas provavelmente será um manejo diferenciado, uma associação de manejo químico com mecânico – explica o diretor Técnico Luiz Nery Ribas, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).
• Embrapa lança alternativa para o controle de invasoras resistentes ao glifosato
Segundo Ribas, ainda não é possível estimar a escala de perdas que podem ser causadas pela praga às lavouras de soja, milho e algodão. Segundo ele, é necessário acompanhar o desenvolvimento da praga por mais de uma safra.
No próximo dia 8 de julho, representantes da Aprosoja-MT, da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e do Ministério da Agricultura no estado se reunirão para debater o problema e buscar uma forma de combater a nova praga.
Com informações de Estadão Conteúdo.