O primeiro Fórum Soja Brasil da safra 2019/2020 irá acontecer no município de Maracaju, em Mato Grosso do Sul, no dia 26 de julho, a partir das 17h30 (horário local, ou 18h30 horário de Brasília). O tema escolhido para o encontro será: “Perspectivas a próxima safra, mercado e novas rotas de exportação”.
Novas rotas para a exportação da soja brasileira é um tema que vem sendo debatido constantemente em Mato Grosso do Sul, seja pela proximidade com o porto de Antofagasta, no Chile, seja pela dificuldade competitiva de transportar o grão do estado para os portos brasileiros.
Para abordar o tema e mostrar como andam as negociações para viabilizar a rota, chamada de bioceânica, o Soja Brasil convidou o representante do Ministério de Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro.
“A ideia é oferecer ao produtor novas alternativas para escoamento do grão, que possam reduzir o uso do modal rodoviário e também a dependência dos portos de Santos e Paranaguá”, comenta.
Segundo ele, nos dias 21 e 22 de agosto acontecerá uma reunião entre representantes brasileiros, argentinos, chilenos e paraguaios, em Campo Grande (MS) para tratar dessas alternativas de novas rotas.
“De Antofagasta, no Chile. até a China o navio leva 35 dias. De Santos até a China o tempo aumenta para quase 50 dias. Se abrir esta alternativa geramos economia de tempo e competitividade para a soja do estado. Um contêiner de 20 pés, saindo de Antofagasta, até Xangai sai por US$ 520. Já de Santos o custo salta para US$ 2.300”, comenta.
Castro trará mais informações sobre o andamento das negociações e estudos a respeito deste caso durante sua palestra, que acontece nesta próxima sexta-feira, dia 26, em Maracaju. Foram convidados para também abordar a questão, o presidente da Aprosoja-MS, Juliano Schmaedecke e também o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruk.
O Sindicato Rural de Maracaju foi o local escolhido para receber este primeiro e importante evento, que contará com a mediação da apresentadora do Canal Rural, Kellen Severo. Um dos temas mais aguardados pelo público é justamente as perspectivas para esta nova temporada, que já chega com desafios para a comercialização, devido os preços mais baixos pagos pelo grão e a perspectiva de custos elevados.
Para abordar o tema ” Mercado e perspectivas para a safra”, o convidado é o analista Paulo Molinari, da consultoria Safras & Mercado. Entre os assuntos, o especialista irá abordar qual a tendência dos preços dos grãos e como o produtor deve se posicionar para aproveitar as oportunidades.
Para o painel técnico, o convidado é o pesquisador da Embrapa, José de Barros França Neto, que fará um debate sobre a importância da qualidade das sementes.
Como participar
Para participar deste 1º Fórum Soja Brasil da temporada, os interessados podem ir pessoalmente, através de um cadastro gratuito (clique no banner abaixo):
Ou pela internet, já que o evento será transmitido ao vivo,na íntegra, através do Facebook do Canal Rural e do Projeto Soja Brasil. Estes telespectadores poderão enviar suas perguntas e questionamento através do Whatsapp do Canal Rural.